terça-feira, 10 de junho de 2008

A Espiritualidade

“As religiões constroem templos e catedrais para através delas chegarem até Deus. A espiritualidade constrói templos interiores desprovidos da materialidade”

Autor: Roldão Ruffini

Este tema, muito polêmico, é também muito confundido com religiosidade. Espiritualidade tem a ver com a qualidade do espírito, independentemente de se professar qualquer religião. Religiosidade tem a ver com doutrina, dogmas e ritos que também podem ser o caminho para se chegar à espiritualidade. As religiões constroem templos e catedrais para através delas chegarem até Deus. A espiritualidade constrói templos interiores desprovidos da materialidade. Aquele que é apenas religioso, quando depara com o oceano dirá ex- clamando: — Meu Deus, que beleza, quanta água! E o que tem espiritualidade dirá: — Meu Deus, quão grande é o oceano, quantas vidas se escondem debaixo dessas águas numa cadeia magnífica, interligando continentes e povos! O que tem espiritualidade enxerga muito além da matéria. Aquele que é religioso está preocupado nos resultados após a morte, al- meja a qualquer custo um passaporte de primeira classe, fica aterrorizado em saber que não está preparado. O que possui espiritualidade não se preocupa com isso, sabe que somos parte de um Todo, e que tudo pertence a esse Todo, e com isso, quebra sua relação de insegurança para com as coisas do mundo, passa a ter, apenas uma relação de comunhão e de con- fiança com todas as coisas e todos os seres do universo. Não espera por prêmios após a morte, vive premiado todos os dias.
A espiritualidade é, antes de mais nada, um estado do Espírito, onde é comum a prática expontânea do amor, compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, que aliadas a noção de responsabilidade e de harmonia, traz o contentamento e a felicidade para sua própria pessoa e para os outros pela luz que irradia. As religiões e seus religiosos atravessaram séculos articulando poderes, derrubando e criando reinados, matando e silenciando consciências, e ainda hoje, continuam a não querer fiéis criativos mas apenas obedientes. A melhor religião é aquela que nos faz melhor, que transforma nossa espiritualidade. Cristo deixou bem caracterizado tudo isso quando anunciou o “Reino de Deus”, uma presença ativa e revolucionária dentro desse universo. Uma revolução que começa no interior da pessoa humana, e a partir dela, desencadeia uma rede de transfor- mações, na comunidade, na sociedade, nas relações com a natureza e com o universo inteiro. Cristo pregou o “Reino de Deus”, o reino que é o conhecimento de nós mesmos e, em seu lugar, apareceram as Igrejas e as religiões Cristãs com seus dogmas, ritos e até com dominações aterrorizantes. A maneira mais fácil de percebermos Deus é através da espiritualidade da contemplação dos bens do universo, da escuta das mensagens que recebemos a todo instante, e que estão impregnadas em tudo que se encontra à nossa volta. Para isso, é preciso reconhecer e experimentar Deus até nas coisas mais contraditórias, como na violência do cotidiano ou na força destrutiva de terremotos e vendavais, pois não sabemos definir as razões divinas dessa terrível ausência por mais que tentemos elucidar esse mistério. Crer em Deus não é pensar em Deus, mas, sentir Deus em todas as coisas. Quando passamos por adversidades, melhor é perguntar: Que sentido mais profundo traz essa realidade para mim? Em que isso me faz crescer? Gustavo Jung, psicanalista que foi juntamente com Freud os pais da Psicanálise, disse que a maioria absoluta de seus clientes com mais de 35 anos, estavam doentes porque haviam perdido o seu elo de ligação para com Deus, e nenhum curou-se realmente sem recobrar a atitude religiosa que lhe fosse própria. Não se trata de uma adesão a um credo ou ser membro de uma igreja, mas sim, da necessidade de se integrar, de se encontrar a própria dimensão espiritual, pois, muitas de nossas doenças e angustias, são consequência da dimensão espiritual não desenvolvida, distorcida ou recalcada. Geralmente quando estamos no caminho de volta da Vida e os anos estão amadurecidos é que percebemos, não pela cultura, mas pela sabedoria de que é pela simplicidade das coisas que temos uma visão gratificante do mundo e passamos a enxergar e sentir Deus com mais facilidade.

Bibliografias dos autores: Leonardo Boff e Dalai Lama.

3 comentários:

Eduardo Corrêa disse...

>> Na época em que vivemos, podemos perceber a falta de ispiritualidade no dia a dia,ao nosso redor,as pessoas estão cada vez mais individualistas a cada dia se importam menos com o genero humano ou com o sofrimento do proximo.A impunidade e a falta de amor são males que devemos combater com seriedade começando conosco.
>>Parabems ao blog pelo em particular ao Ir.'.André pelo belissimo trabalho.
T.'.F.'.A.'.

Anônimo disse...

Realmente, alguém já disse: A escola informa, a religião e as organizações reformam, mas apenas o Grande Arquiteto do Universo, que se fez homem através de Jesus Cristo, transforma, pois existe apenas UM ESPÍRITO o do Grande Arquiteto do Universo, o qual habita em voce, claro quando creres neste fato.
Parabéns pelo Blog e matérias.
Edson Mariano
19/06/2008

Anônimo disse...

Muito bonita esta mensagem, pois nos leva a refletir a quanto anda nossa espiritualidade e se alcançamos a liberdade de crer sem a imposição de religiões e nem de pessoas entretanto,se não atingimos ainda esta liberdade de crer, despertá-nos a vontade de alcança-la, Parabéns!!!