sexta-feira, 19 de março de 2010

NÚMEROS E IMPRESSÕES DA MAÇONARIA MUNDIAL E REGIONAL

pelo Irmão Marcos Hans (MRA/SEM/SKT)
Loja Tradição Justiça e Liberdade 179 GLMERGS Porto Alegre RS
North Eureka Shore #269, Grand Lodge of Florida, US.


Com muita facilidade, pesquisando na internet, se chega à conclusão da existência de seis milhões de filiados à Maçonaria dita Regular. Sendo quatro milhões nos Estados Unidos e o restante pelo mundo.

Também com certa facilidade, na internet e outras fontes se chega à conclusão que o numero atual é menor. Bem menor. Neste texto você vai conhecer alguns números da maçonaria mundial, do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul, baseado em fontes citadas no final deste texto, assim como planilhas para melhor visualização dos mesmos e também números sobre os graus superiores (REAA e Real Arco) nos USA, Inglaterra e Brasil e algumas impressões de visitas, entrevistas e participação em sessões maçônicas.

Em primeiro lugar, o número total de membros atinge o total de 3,6 milhões de membros, sendo 1,5M nos USA, 250 mil na Inglaterra, 170 mil no Brasil e o restante do mundo. Nos Estados Unidos da America o total é de 1,5 milhão, número que este que já chegou a 4 milhões em 1965. Destaca- se a Grande Loja da Philadelphia com aproximadamente 130 mil filiados.. No berço da Maçonaria, a United Grand Lodge of England (UGLE), o numero atual é de 250 mil. O restante se localiza em diversos países, entre os quais o Brasil com 176 mil filiados entre as três potências regulares. Vide gráfico número 1. Nos Estados Unidos existem 51 Grandes Lojas que abrangem estes 1,5 milhão. Numero Idêntico de Grandes Lojas da Prince Hall, (PHA) para Afros Americanos. O número de maçons Afro americanos é de aproximadamente 150.000 em todo pais. Existe lá também um divisão na Prince Hall.

Em segundo lugar, nos altos graus nos Estados Unidos, o número no Rito Escocês que abrange dos graus 4 ao 32 é de 585.000. No Real Arco o número atinge 285.000. Na maioria são os mesmos irmãos. Isto dá em média um percentual de 39 % que freqüentam os altos graus. Na Inglaterra o percentual é de 20% sendo o maior numero, 90%, no Real Arco e 20% no Rito Escocês, mas também, na maioria são os mesmos irmãos.No Brasil,os dados são de mais difícil obtenção. No Supremo Conselho do Grau 33, de Jacarepaguá o numero é 32000, sendo 600 no RS. O Supremo Conselho do RS, o número é 2443 em marco de 2007. O Real Arco, novo no Brasil, carta constitutiva de 2001, o número chega a 2000. Este Supremo aceita MM das três potencias regulares e de todos os ritos. A sede é no Rio de Janeiro e tem capítulos em Porto Alegre.Precisa-se tomar nota da diferença entre o Real Arco Americano e o Arco Real Inglês. O primeiro é independente, como o Rito Escocês e na Inglaterra é uma continuação do Simbolismo. O Arco Real foi um dos motivos da desavença inicial antes da união em 1813, entre as duas Grandes Lojas rivais na época.

Em terceiro lugar, no Brasil o número de obreiros é de aproximadamente 172.630 sendo 82400 da CMSB,(Confederacao da Maconaria Simbolica do Brasil), 58400 do GOB(Grande Oriente do Brasil) e 31380 da Comab. (Confederacao Maconica do Brasil).Note-se que na Comab o Rio Grande do Sul (Gorgs)-Grande Oriente do Rio Grande do Sul, representa 25%.

E em quarto lugar, no Rio Grande do Sul, o total de obreiros chega ao número de 14.510 sendo 7800 do Gorgs, 5609 da Grande Loja e 1101 do GOB. Vide média de obreiros por loja nas planilhas. Não está considerado nestes números, a maçonaria feminina, mista e outras potências não reconhecidas, cujos números não são expressivos.

Faz-se necessário mencionar aqui a particularidade da Maçonaria Brasileira, hoje dividida em três potencias, já mencionadas, que se reconhecem entre si, por tratados de amizade em quase todo pais. A variedade de ritos praticadas abrange- REAA Rito Escoces Antigo e Aceito, Rito Adohniramita,Rito Brasileiro, Rito Schroeder,Rito York, Rito Moderno ou Frances.

Na maçonaria Americana percebe-se muita informalidade nas reuniões e muita seriedade nas questões financeiras. Especificamente a loja que visito, Eureka North Shore 269 –Dania Beach –Flórida, tem 220 membros. Em sessões normais, duas por meses, a presença gira em torno de 15 membros. As falas no ritual são decoradas. Cada obreiro, aprendiz, companheiro e mestre deve fazer o tema de casa, ou seja, saber decorado o catecismo do grau e as falas do ritual em loja, caso seja oficial. Nos altos graus, tanto do Rito Escocês ou Real Arco, a obtenção de graus acontece em reuniões de um, dois ou três dias, onde os dramas dos graus são apresentados. O Rito Escocês, Scottish Rite, tem aproximadamente 300 centros nos USA, com grandes auditórios para a apresentação dos graus. Conheci o Miami Scottish Rite, Valley of Miami. O Real Arco tem aproximadamente 5600, entre capítulos, conselhos crípticos e Acampamentos Templários. O Rito Escocês é dividido entre duas jurisdições. Os Supremos Conselhos do Norte (15 estados) e o Sul (35 Estados) que é considerado o Supremo Mãe, fundado em 1801 na Carolina do Sul, no qual o General Albert Pike teve um papel fundamental em sua organização administrativa e ritualística, a qual se reflete em quase todos os supremos do mundo. Importante fazer constar que no Grau 32 é ensinado ao candidato EQUILIBRIO na jurisdição sul e FIDELIDADE na jurisdição norte.

A filantropia tão falada que os Maçons americanos praticam é verdadeira. Como? Existe um fundo com mais de 100 anos de idade cujos rendimentos pagam as contas dos hospitais mantidos pelos Shriners , hoje aberto a todos os mestres maçons, com o objetivo de diversão e filantropia. Recebe muitas doações, de testamentos. Isto significa que o fundo continua aumentado.

Na Inglaterra os altos graus que são inúmeros. Para se ter uma idéia melhor, o Livro Além da Maçonaria Simbólica de Keith B.Jackson (Madras) é esclarecedor. Entretanto, os mais praticados são o Rito Escocês e Real Arco. Vide planilha.O sistema é idêntico ao do Brasil, ou seja Grau por Grau, sendo alguns por comunicação e os principais dramatizados. Tanto nos USA como na Inglaterra, chegar ao grau 33 é outro capítulo. Serviços relevantes, dedicação, presença. Na Inglaterra, para se chegar ao Grau 33, somente no caso do Dead man shoe, (sapato do homem morto), ou seja, quando alguém do conselho for visitar definitivamente o Grande Arquiteto do Universo. A formalidade nas reuniões é diferença básica comparando-se com os Estados Unidos. Na sessão que participei (Loja Neptune n# 22 fundada em 1757), percebi este formalismo. Todos com terno. As autoridades com fraque. Na sessão que participei foi o aniversário desta loja com iniciação do filho do V. M.:, no rito Stability e com a presença do segundo em Comando da Ugle, ou seja o The Most Worshipful Pro.Grand Master M.W. Bro. The Marquees of Northampton. Esta autoridade, foi anunciado e entrou no templo principal no Freemason Hall acompanhado pelo seu próprio mestre de cerimônia.
statsbrasil

Sobre o Templo principal no Freemason Hall, é interessante registrar que ele é usado somente para cerimônias especiais e é também locado para empresas, seminários, filmagens com o objetivo de fazer caixa. É a realidade também em templos americanos. Reflexo da queda de membros, conforme gráficos.

Também é interessante registrar que a maioria das lojas, na Inglaterra se reúne quatro vezes, ao ano. Sim, ao ano e não ao mês como acontece no Brasil. Exceções de lojas que se reúnem 10 vezes ao ano. A Quatuor Coronati Lodge n# 2076, loja de pesquisa fundada em 1884, conta atualmente com 6500 membros correspondentes, sendo 3000 na Inglaterra, 700 nos USA, mais ou menos 60 no Brasil e os restantes espalhados pelo mundo. Os membros efetivos são 40.

Resumindo e finalizando. Para um entendimento da grandeza da maioria, tanto em números como em filosofia e doutrina, é necessário conhecer um pouco de onde e como ela surgiu, independentemente de qual teoria, da transição dos operativos para os não operativos, da simples formação de uma fraternidade para promoção da tolerância e da religião ou outra e da Maçonaria Americana que é maior em número, em filantropia, em organização, para com isto compreender melhor o acontece ao nosso redor, aqui em casa e eventualmente poder tomar ou sugerir alguma ação para a sobrevivência, fortalecimento da nossa querida Ordem.

O que me fascina na Maçonaria e a diferencia de outras organizações, fraternidades, clubes, é a Ritualística, com a linguagem congelada do século XVI, e a mística que envolve sua existência. Mark Tabbert, em seu livro American Freemason: Three Centuries of Building Communities, capturou as muitas dimensões de uma reunião maçônica:

Uma loja maçônica pode ser:

*

Uma organização espiritual quando se invoca orações e pede a benção de seu Deus para seus trabalhos.
*

Uma organização de trabalho quando ensina a um novo membro o simbolismo das ferramentas usadas pelos maçons do passado.
*

Uma escola de instrução quando um irmão apresenta trabalhos sobre as sete artes, sobre as instruções dos manuais e livros estudados.
*

Uma organização de teatro amador quando apresenta as iniciações.
*

Um clube social quando homens se reúnem para jantar e conversar.
*

Um clube de caridade quando ajuda a irmãos, a comunidade.
*

Uma associação de negócios quando membros interagem com seus negócios.
*

Torna-se uma família quando pais e filhos, estranhos e amigos se reúnem e todos se chamam de irmãos.

E ainda um trecho do livro de Albert Pike, (Morals and Dogma) escrito em 1865.

A maçonaria é útil para quase todos.

*

Para os iniciantes, precisando e procurando cultura, importantes instruções.
*

Para os Jovens, conceitos salutares e bons exemplos.
*

Para o homem adulto e maduro, oferece nobres recreações e instruções.
*

Para o viajante, proporciona fazer amigos em qualquer parte do mundo.
*

Para os infortunados que merecem assistência.
*

Para o caridoso, oportunidade para fazer o bem.
*

E para todas as almas capazes de apreciar sua importância e usufruir o charme do relacionamento baseado nos mesmos princípios de uma religião, a moralidade, respeito, filantropia.



Fontes

1-Transactions of Quator Coronati lodge 2076 (London)n#118 de 2005 paginas 53 e 118

2-List of lodges de 2005

3.www.bessel.org/Masonic.info.htm

4. www.msana.com

5. Ir.Silvio Bustamante do Gorgs. Secretaria do GOB e GLMRGS

6. Entrevistas com Irmãos da Loja Neptune 22 da Ugle e da #269 Eureka North Shore de Dania Beach, Florida, Loja Sun Meridien n# 2 Philadelphia, Pensilvânia. USA.

7. The complete Idiot’s Guide to Freemasonry. Autor – S.Brent Morris, PhD, 33. Pg.13 e outras.

8.Is it True What they say about freemasonry.Artur Hoyos.

9.Morals and Dogma de Albert Pike.

10.Heredon – Transactions da SRRS de Washington DC

Um comentário:

Eduardo Corrêa disse...

>> É um texto que trás informações preocupantes, o que está acontecendo com a maçonária mundial que seu numeros de adepitos vem diminuindo? o texto também trás informações sobre a abrangência da Ordem que é muito salutar a Arte Real só nos ensina coisas boas! todos nos devemos pensar em como mudar este quadro e tomar muito cuidado em nossas indicações e cuidar para que os iniciados não percam o intresse !!! Que Deus nos ajude!!!