sexta-feira, 9 de julho de 2010

CABALA

Ir.: Jerônimo José Ferreira de Lucen

CABALA

Divisão: Ao lado da Thorah existe uma tradição destinada a explicá-la e compreendê-la. Esta tradição estáalicerçada basicamente em dois pontos:
1. Tudo que se refere ao corpo material da Thorah é denominado de Massorah, que é o conjunto
de certas regras fixas sobre a maneira de se ler e escrever os textos do Livro Sagrado.
2. Tudo que se refere ao espírito do texto Sagrado. Subdivide-se em: · Lei – determina as relações sociais do povo entre si, entre vizinhos e entre a Divindade;· Doutrina Secreta – conjunto de conhecimentos teóricos e práticos pelos quais se pode conhecer as relações entre Deus, o Homem . Os comentários à leitura dos textos Sagrados foram transcritos sob o nome de Thalmud e se subdivide em cinco partes:
1. Mishnah, são as tradições dos profetas referentes às festas, ao matrimônio, às oferendas e às
purificações;
2. Ghemarah, é um compêndio de jurisprudência;
3. Midrashim e Targumim, comentários e paráfrases;
4. Thosiphthah, são suplementos;
5. Assim como a Massorah forma o corpo da Tradição, tratando de tudo o que se refere à parte
material da Thorah, o Thalmud representa a vida, por seu objetivo a jurisprudência, os
costumes, as cerimônias e as relações sociais.
A Cabala é a alma ou o espírito da Tradição; é a sua parte religiosa e filosófica. Segundo os antigos, a Escritura Sagrada tem quatro formas de interpretação:
1. Pashut, é o sentido literal ou histórico (corresponde ao átrio do Templo e ao corpo físico);
2. Remmez, é o sentido alegórico, ou uma idéia sob forma figurada (corresponde à região dos
altares de sacrifícios e à psique);
3. Derush, é o sentido moral (corresponde ao Lugar Santo e à Alma);
4. Sod, é o sentido místico ou metafísico (corresponde ao Santo dos Santos e ao Espírito).
Vejamos a disposição dos oficiais em Loja, em concordância com a Árvore Sephirot:

KETHER
Coroa
Venerável (Júpiter)
BINAH
CH
OCHMAH
Sabedoria...............................................................................................Inteligência
Orador (Sol) Secretário (Lua)
GEBURAH TIPHERETH
CHESED
Força/Beleza.........................................................................................Graça
Tesoureiro / M.: Cerim.: Hospitaleiro (Mercúrio)
HOD
NETZAH
Vitória.....................................................................................................Glória
1º Vigilante (Marte) 2º Vigilante (Vênus)
IESOD
Fundamento
Experto (Saturno)
MALKUTH
Reino
Cobridor
Onde, de acordo com o esquema sephirótico podemos imaginar um homem deitado de costas, no
Templo, a sua cabeça é o Venerável; seus braços, o Orador e Secretário; suas mãos, o Tes.: e o Hosp.:; suas pernas e pés, os dois Vvig.:. Quando se trata de Macro e Microcosmos, podemos visualizar o Templo como sendo Universal, unindo-se em linhas retas, o Ven.: , Orad.:, Sec.: e os dois Vvig.: teremos o Pentagrama ou estrela de cinco pontas; se adicionar mais um ponto, o Cob.:, teremos a estrela de seis pontas, ou o Selo de Salomão, que nada mais é do que dois triângulos com os seus ápices invertidos, o ápice para cima significa o plano Espiritual, o ápice para baixo, o plano material. O Venerável é Júpiter, o Mestre dos Céus; nele domina a Sabedoria. KHETER – A coroa – o primeiro caminho, chama-se Inteligência Admirável, ou Oculta, pois é a Luz que concebe o poder da compreensão do Primeiro Princípio, que não tem começo. É a glória Primordial, pois nenhum ser criado pode alcançarlhes a essência, O Altíssimo. O Primeiro Vig.: é Marte, deus guerreiro, cujo Vigor e Força devem ser inflexíveis. HOD – A Sabedoria – chama-se Inteligência Iluminadora. É a Coroa da Criação, o Esplendor da Unidade, que a iguala. É exaltada sobre as cabeças, e os cabalistas a chamam de “A Segunda Glória”, Pai Cósmico, o princípio masculino. A sabedoria ou o conhecimento ilimitado, o princípio ativo, encabeça a coluna JACHIM ou BOHAS no templo de Salomão, ou o pilar da Misericórdia. O Segundo Vig.:, é Vênus, a doce bela, é a Graça, é o oposto de Marte que é a força masculina; os dois se completam. NETZACH – Vitória – Chama-se Inteligência Oculta porque é o esplendor refulgente das virtudes intelectuais percebidas pelos olhos do intelecto e pelas contemplações da fé. Encabeça a coluna JACHI ou BOAHAS no Templo de Salomão. O Orador é o Sol; domina Júpiter enquanto planeta; é o Guardião da Lei; em casos particulares, domina o Venerável. CHOCHMAH – é a Severidade, ou a Justiça, o árbitro do Desperdício, a Lei, a Ética ,o rigor divino. O Secretário, a Lua, reflexo do Sol, registra fielmente tudo que emana do Orador. BINAH – Fundamento – Chama-se Inteligência Pura, porque purifica as Emanações. Ele prova e corrige o desenho de suas representações e dispõe a unidade em que elas estão desenhadas, sem diminuição ou divisão. Mestre de Cer.; - TIPHERET – a Beleza – Chama-se a Inteligência Mediadora, pois nele se multiplicam os influxos das emanações, fluindo essas influências para todos os reservatórios de bênçãos com que se unem. O coração da Árvore da Vida. Nele a Luz se transforma em amor irradiante e este na vida.
Hospitaleiro – CHESSED – Misericórdia – Chama-se Inteligência Coesiva ou Receptiva, porque
contém todos os poderes sagrados, dele emanando as virtudes espirituais com as suas essências mais requintadas. Tais poderes emanam uns dos outros por virtude da Emanação Primordial.
Tesoureiro – GEBURAH – Entendimento –Chama-se Inteligência Santificadora, Fundamento da
Sabedoria Primordial, chama-se também Criadora da Fé, e suas raízes são o Amém. É a mãe da fé, a fonte de onde emana a fé; a mãe cósmica, o princípio feminino, a compreensão ou a Razão. O conhecimento limitado, o princípio passivo, encabeça a coluna BOHAS to Templo de Salomão, ou o pilar da Severidade (Justiça). O Cobridor externo –MALHUTH - é Mercúrio, o mensageiro dos deuses; é ele quem anuncia ao Cobridor Interno os IIr.: que vêm se apresentar e que pedem admissão. O Cobridor interno, é Saturno, o deus prudente; é ele que anuncia a presença daqueles que ele julgou dignos de adentrar ao templo. IESOD – Reino – Chama-se Inteligência Resplandescente, porque é exaltado sobre as cabeças e tem por assento o trono de BINAH. Ele ilumina os esplendores de todas as Luzes, fazendo emanar a influência do Príncipe dos Rostos, o Anjo de KETHER.

Nenhum comentário: